A convite do artista plástico baiano Bel Borba, a artista performática americana Sarah Cameron Sunde realiza a performance 36.5 A Durational Performance With the Sea, um desafio de permanecer em pé, no mar, num ciclo completo da maré, de cerca de 12 horas de duração.
O trabalho da artista novaiorquina surgiu como resposta ao furacão Sandy, que devastou New York em 2013, e propõe uma reflexão sobre a passagem do tempo e as mudanças climáticas, com o aumento do nível do oceano. A performance já foi realizada nos Estados Unidos, no México, na Holanda e em Bangladesh, e em Salvador conta com o apoio do MAM- Museu de Arte Moderna da Bahia e do Escritório de Salvador para as 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockfeller.
Toda a performance será registrada em um vídeo coordenado pelo cineasta Guilherme Burgos, para ser exibido em tempo real em galerias de arte do Brasil e do exterior, com a participação de jovens da comunidade do Solar do Unhão, mobilizados pela artista visual Clara Domingas e pelo MUSAS, coletivo de arte da comunidade, e com intervenções de poesia do coletivo Pretxs de Rua. O público é convidado a participar da performance, numa experiência imersiva em todos os sentidos!
Dia 2 de abril / 08:29 – 20:45 / Praia das Pedras, Solar do Unhão
Confira o cartaz de divulgação da performance.
Confira o site do projeto.