English English
< Voltar

Fotografias e Audiovisual

Projeto Um dia de Pesquisa de Campo na BTS

Este projeto faz parte da Onda Três do Projeto Baía de Todos os Santos, no recorte Material Didático e Extensão, e busca criar materiais de fácil acesso para os públicos do Ensino Médio e ingressantes da Educação Superior, para aproximar deles o fazer científico e assim estimulá-los a participarem da comunidade científica

O objetivo do projeto Um dia de pesquisa de campo na BTS é contribuir para a cidadania científica, atraindo potenciais jovens pesquisadores – em especial mulheres e não brancos – interessados em temas sobre e na Baía de Todos os Santos, por meio da produção e discussão de vídeo-depoimento curtos, feitos por alunos e pesquisadores em suas lidas de pesquisa. Os vídeos são divulgados no Canal TV Baía Kirimurê, criado no Youtube para fins de divulgação de produtos criados por alunos do Recôncavo sobre sua região.

Projeto BTS – Onda 3 – SEImA-BTS – CNPq 441264/2017- UFRB–PRPPG1941.

Veja mais >>

A exaltação festiva da mestiçagem – Documentário

O vídeo reconstitui a comemoração da independência de Itaparica em torno da atuação do grupos Os Guaranis, que, desde 1939, se tornou o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá.

Veja mais >>

Caboclos de Itaparica – Exposição fotográfica

A exposição, Caboclos de Itaparica, com 60 fotos dos festejos da independência de Itaparica em torno da atuação do grupo Os Guaranis ocorreu entre 06 de janeiro e 28 de fevereiro de 2011. As imagens levaram muitos moradores, visitantes, turistas, fotógrafos e artistas a prestigiarem a exposição na Ilha de Itaparica. As características únicas das fotos assinadas por Armando Correa Ribeiro, Patrícia Carmo, Gal Meirelles e Paulo Lima retratam perfis, gestos, cores, adornos, plumas e movimentos dos caboclos.

Veja mais >>

Pesca de mestres – Documentário

O documentário Pesca de Mestres revela o vasto universo da pesca com rede de arrasto na comunidade de Baiacu (município de Vera Cruz – Bahia) através do olhar etnográfico da antropóloga e fotógrafa Gal Meirelles. Realizado pela TV UFBA em parceria com a pesquisadora, o vídeo contou com a direção do antropologo Gabriel Teixeira. O vídeo foi o premiado em 2008 no IV FEST Aruanda (realizado na Paraíba) como Melhor Documentário para TV.

Veja mais >>

Projeto Meu lugar vê o mundo – Exposição fotográfica

Foi realizada no dia 11 de maio de 2013, em ilha de Maré a abertura da exposição fotográfica Meu lugar vê o mundo. A mostra ocorreu em várias comunidades e espalhou 150 imagens produzidas por jovens moradores da ilha, do subúrbio ferroviário e de Candeias. No dia 11 (sábado), ás 9h, a abertura ocorreu na associação de moradores, na comunidade de Botelho, em ilha de Maré. As fotos estarão expostas entre 11 de maio e 10 de julho, a céu aberto.  As imagens foram impressas em formato banners com tamanhos variados entre 30X40, 50X70 e também em 1.0 x 1.20m, dando visibilidade ao trabalho realizado pelos participantes do projeto Meu lugar vê o mundo. No campo figurativo, as imagens retratam o universo de paisagem, produtos típicos da região, cotidiano e denúncia de danos contra o meio ambiente.

Veja mais >>

Projeto Meu lugar vê o mundo – Vídeo de divulgação

Este Projeto, coordenado por Gal Meirelles (IFBA) e Núbia Moura (UNILAB), capacitou em fotografia digital jovens da BTS, com idade entre 15 e 24 anos. Ao longo de 2012, eles participaram de oficinas ministradas pelos fotógrafos Gal Meirelles, Paulo Lima e Péricles Mendes. Ao todo 146 jovens concluíram o curso, que teve uma média de 270 inscrições. Os habilitados são das comunidades Botelho, Neves, Itamoabo, Santana, Praia Grande, Porto Cavalo, Paripe e também de Candeias.

Veja mais >>