English English
< Voltar

Livros

Baía de Todos os Santos – Avanços nos Estudos de Longo Prazo

Terceiro livro da Série BTS, o Baía de Todos os Santos: avanços nos estudos de longo prazo tem por objetivo organizar, apresentar e discutir o conhecimento gerado na segunda onda do Projeto BTS e propor uma agenda de pesquisa para as duas ondas seguintes.

O livro está organizado nas seguintes partes: I. Redes induzidas de pesquisa e comunidades de prática: um estudo na rede Baías da Bahia (Capítulo I); Indicadores socioambientais e vulnerabilidades das populações e povos da Baía de Todos os Santos (Capítulo II); Pesca artesanal e captura de organismos ornamentais na Baía de Todos os Santos (Capítulo III); Espécies marinhas exóticas e invasoras na Baía de Todos os Santos (Capítulo IV); Variabilidade intra-anual da oceanografia da Baía de Todos os Santos: evidências de 3 anos de monitoramento (Capítulo V); Estudos de caso e futuros desafios para a avaliação da qualidade dos ecossistemas marinhos da Baía de Todos os Santos (Capítulo VI); e Agenda de pesquisa (Capítulo VII). Este último capítulo sintetiza uma pesquisa realizada junto a pesquisadores e comunidades de municípios do Recôncavo sobre os principais problemas que já afetam ou afetarão a Baía nos próximos dez anos e que devem se tornar foco das investigações neste período.

Veja mais >>

BTS em retalhos. Ações poéticas em cinco portos da Baía de Todos os Santos: Baiacu, Itaparica, Matarandiba, Coqueiros e Ilha de Maré

Este livro é “dedicado aos habitantes que vivem na BTS, do outro lado do mar” e consiste em um estudo conduzido por professores universitários e gestores públicos de onze instituições baianas. Química, Artes, Oceanografia, Educação, História, Biologia, Antropologia, Administração, dentre outras áreas, se articulam para solucionar problemas da Baía, representando, de forma inteligente e inovadora, a ligação entre ciência e arte e a convergência entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, através de ações poéticas, tendo como recurso a linguagem artística.

Veja mais >>

Atlas da culinária na Baía de Todos os Santos

Este Atlas apresenta um levantamento de hábitos alimentares e práticas sociais associados ao preparo e ao consumo de pratos pelas comunidades costeiras da Baía de Todos os Santos e uma análise das características biológico-físico-químicas dos principais ingredientes utilizados. Dos 30 pratos investigados, o Atlas registra o preparo de 21, a exemplo de farofa de chumbinho ou catado de siri. Fartamente ilustrado, este livro serve a acadêmicos e a educadores, por “favorecer a percepção – por parte do alunado – das relações entre as diferentes áreas do conhecimento: a cultura alimentar que se junta à química e à biologia; as escolhas de ingredientes que impactam a nutrição e a saúde;”, dentre outras.

Veja mais >>

Baía de Todos os Santos – Aspectos Humanos

Coletânea de trabalhos sobre os municípios que circundam a grande região da Baía de Todos os Santos, abordando várias dimensões da vida social: história; desenvolvimento econômico e população; religião e cultura.

Veja mais >>

Baía de Todos os Santos – Aspectos Oceanográficos

Este livro é um instrumento importante de agregação de dados, que fornece subsídios para o entendimento da Oceanografia da Baía de Todos os Santos. Os sete capítulos que compõem este livro remetem o leitor inicialmente à evolução geológica da BTS, passando, em seguida, pela descrição dos processos físicos e condicionantes meteorológicas, até a ocupação da biota, aqui descrita em termos de ambientes bentônico e pelágico. A última parte do livro apresenta uma síntese sobre a contaminação da baía em termos de metais traço e hidrocarbonetos.

Veja mais >>

Estudos em Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Resultado de estudos dos técnicos das áreas de segurança do trabalho, química e meio ambiente, este livro aborda questões relevantes com impacto principalmente em nível regional. Os capítulos que compõem o livro foram selecionados a partir dos trabalhos apresentados pelos discentes e orientadores do curso de Especialização Técnica em Segurança, Meio Ambiente e Saúde, oferecido no Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em 2010 e 2011.

Veja mais >>

Vera Cruz: nas letras da docência

A Coletânea Vera Cruz: nas letras da docência apresenta descrições e narrativa relacionadas à Ilha de Itaparica a partir da visão de seus moradores. A Coletânea resultou de oficinas de produção textual realizadas com professores da rede municipal de educação do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. As oficinas tiveram como objetivo principal instrumentalizar docentes desse município no que se refere à produção textual, numa perspectiva de resgate da memória das diversas localidades da Ilha de Itaparica. Ao longo das oficinas os professores elaboraram os textos que compõem a coletânea, um rico conjunto de informações históricas sobre a Ilha de Itaparica.

Veja mais >>