English English
< Voltar

Semana Kirimurê

Semana Kirimurê 2015

Em 2015, em sua quinta edição, a Semana Kirimurê teve um desenho diferente. Com o tema Retorno às Comunidades, a SK 2015 buscou aproximar os grupos de pesquisa e os projetos da Rede Baía da Bahia, entre si e entre as comunidades da Baía de Todos os Santos, e, por esta razão, contou com uma multiplicidade de eventos, realizados em Salvador, Ilha de Itaparica, Santo Amaro (Acupe) e Cachoeira, entre os dias 20 e 31 de outubro. A abertura oficial aconteceu na FAPESB, em Salvador, no dia 26.10, com a presença de autoridades, e posterior palestra do Prof. Jailson B. de Andrade, coordenador do Projeto “Pesquisando Kirimurê: passado, presente e futuro”, articulador da Rede e da Onda 02 do Projeto BTS. Ainda naquela manhã, houve o lançamento da Coleção Cartilhas 2015, sob coordenação da Profa. Núbia Moura Ribeiro. Esta foi a primeira SK sem a já tradicional exposição de posters dos alunos, mas com seu envolvimento nas atividades nas muitas localidades. Para ter uma visão detalhada da riqueza da programação, acesse o folder da SK 2015.

Veja mais >>

Semana Kirimurê 2014

A Semana Kirimurê 2014, com o tema Discutindo ciência e meio ambiente na Baía de Todos os Santos, aconteceu na UFRB e no Campus dos Malês, UNILAB-São Francisco do Conde. Destacaram-se o Seminário de Pesquisa e o Workshop de Pesquisadores da Rede Baías da Bahia. A palestra de abertura, Água: desafios do século XXI, foi proferida pela Dra. Maria Elisabete P.dos Santos, da UFBA. A avaliação dos resumos foi realizada em dois eixos: Povos e Populações nas Baías da Bahia e Indicadores e Interações Ambientais, coordenados pelos Profs. Fátima Tavares, Silvio Benevides, Leonardo Moraes e Fábio Santos. Houve premiação dos melhores posters e os trabalhos foram registrados em um Caderno de Resumos.

Veja mais >>

Semana Kirimurê 2013

Em 2013, a Semana Kirimurê teve como tema Baía de Todos os Santos: ampliando a Rede, com o propósito de convidar novos pesquisadores e grupos a integrarem a Rede Baías da Bahia (Rede BdB). Seus eventos constantes – o Seminário Estudantil e o Seminário de Pesquisa – e o Seminário Patrimônio, memória e produção de conhecimento sobre a BTS aconteceram na Universidade Estadual de Feira de Santana, visando oferecer um tempo-espaço para a síntese das discussões e pesquisas desenvolvidas pela Rede BdB, fundamentais para a construção de uma linguagem comum ao desenvolvimento de ações conjuntas. O Seminário Estudantil atraiu 144 alunos de graduação e pós e resultou em 88 trabalhos publicados no Caderno de Resumos.

Veja mais >>

Semana Kirimurê 2012

A Semana Kirimurê 2012 foi organizada em três diferentes eventos: o Seminário Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Recursos Naturais, que ocorreu no IFBA, campus Salvador, entre 29 e 31.10; o Seminário Universidade-Sociedade, realizado no CAHL/UFRB em Cachoeira, nos dias 31.10 e 01.11; e o Seminário Docente Estudo Multidisciplinar Baía de Todos os Santos, na FAPESB-Salvador, nos dias 12 e 13.11. Os dois primeiros seminários foram abertos a trabalhos externos ao Projeto BTS. Novamente, foi marcante a participação discente, em especial na apresentação de trabalhos desenvolvidos no curso SMS do IFBA. Os anais do Seminário Universidade-Sociedade estão disponíveis para consulta.

Veja mais >>

Semana Kirimurê 2011

SK2011: venha pensar e discutir a Baía de Todos os Santos
A SK2011, primeira edição da Semana Kirimurê, aconteceu entre 31 de outubro e 05 de novembro de 2011. Sua programação, muito variada, incluiu ações em Salvador e em Cachoeira, com apresentação do Madrigal da UFBA na abertura, no Museu de Arte Sacra. Eventos científicos, discussões com representantes governamentais, lançamento de livros e da Coleção Cartilhas, exposições de fotos e vídeos e uma mostra de cinema marcaram a SK 2011 que se caracterizou ainda pela grande participação de estudantes: 22 alunos apresentaram oralmente seus trabalhos e outros 25 em formato pôster.

Veja mais >>