Em meados de 2015 o Projeto Pesquisando Kirimurê deu início a um estudo de caso sobre a Rede Baías da Bahia (BdB), por meio do projeto intitulado “Comunidade de prática da Rede Baías da Bahia”. Seu objetivo é compreender como um agrupamento de pesquisadores pode vir a tornar-se uma comunidade de prática, a partir dos elementos constitutivos desta. Na etapa inicial do projeto, estão sendo encaminhados questionários simples para integrantes da Rede BdB. Após processamento destes dados, serão realizadas entrevistas.
Comunidade de prática é um conceito proposto por Etienne Wenger, no escopo dos estudos organizacionais, e diz respeito à formação e vida de grupos informais de especialistas unidos em torno de um determinado tema, que se tornam produtores de conhecimento e aprendizes-conducentes. No caso em tela, o tema é a Baía de Todos os Santos.
Este trabalho vem complementar pesquisa anterior, sobre formação de rede, e responde a um dos objetivos do Pesquisando Kirimurê: investigar seu modelo de gestão e seu sistema de articulação, buscando-se o aperfeiçoamento das técnicas e práticas e o desenvolvimento de tecnologia de gestão para a pesquisa transdisciplinar e multi-institucional.