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Os Portos na BTS

Dois portos, Salvador e Aratu, e vários terminais marítimos estão em funcionamento na Baía de Todos os Santos. O de Salvador, de maior porte dentro da BTS, possui A movimentação mais expressiva  de contêineres do Norte/Nordeste e é o 2° maior exportador de frutas do Brasil (CODEBA, 2010). A estimativa da movimentação de carga total do porto de Salvador, para o ano de 2009, (CODEBA, 2010) foi de 3.043.040 t. As mercadorias que mais contribuíram foram produtos petroquímicos e siderúrgicos, granito, frutas, cobre, veículos, produtos químicos, trigo, etc.

O porto de Aratu, de menor porte, mas com a mesma importância do de Salvador, responde por 60% de toda carga movimentada em modal marítimo no Estado da Bahia. É estimado que este porto movimente cerca de 4 milhões de t ano-¹ de produtos químicos e fertilizantes (CODEBA, 2008). Para movimentar esta carga, o porto possui infra-estrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos (TPG), outro para granéis líquidos (TGL) e dois para granéis sólidos.

Dentre os terminais marítimos, destaca-se o TEMADRE (Terminal Marítimo Almirante Alves Câmara) construído em 1957. O TEMADRE é responsável pelo escoamento dos produtos da refinaria RLAM, como diesel, gasolina, parafina e lubrificantes. Este é considerado hoje o segundo terminal mais importante da Petrobras, superado apenas pelo terminal de São Sebastião, em São Paulo. Outros terminais importantes localizados na Baía de Todos os Santos são: (i) Terminal da Dow Química, que exporta produtos químicos; (ii) Terminal da Gerdau/Usiba, responsável pela importação de minérios de ferro e manganês; (iii)Terminal Dias Branco, agente importador de trigo e exportador de soja; (iv) Terminal da Ford, exportador de veículos; (v) Terminal São Roque, operado pela Petrobras, onde são reformadas e consertadas as plataformas, chatas e navios-sonda; (vi) os terminais de passageiros de São Joaquim e Bom Despacho e, finalmente, (vii) a Base Naval de Aratu.

 

 

 

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