• Home
  • O instituto
  • Notícias
  • Produtos
  • Contato
  • |
  • Login
  • Cadastro
< Voltar

Projetos associados

– PESQUISANDO KIRIMURÊ: CONVERGINDO EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

Núcleo central: Jailson B. de Andrade (coord.), Armando Tanimoto e Vanessa Hatje

Projeto responsável pela articulação da Rede BdB, tem também os seguintes objetivos: 1) avaliar os padrões de distribuição espaço-temporal de contaminantes orgânicos e inorgânicos nos ambientes atmosférico, pelágico e bentônico, bem como os fluxos dos referidos contaminantes nas interfaces oceano-continente-atmosfera de modo a compreender os processos e mecanismos responsáveis pelo transporte, acumulação e ciclos biogeoquímicos dos mesmos; e 2) investigar o modelo de gestão utilizado para a pesquisa e seu sistema de articulação, buscando-se o aperfeiçoamento das técnicas e práticas e o desenvolvimento de tecnologia de gestão para a pesquisa transdisciplinar e multiinstitucional.

– CIRCULAÇÃO RESIDUAL E DINÂMICA DO MATERIAL EM SUSPENSÃO E MATÉRIA ORGÂNICA NA BTS

Núcleo central: Guilherme Lessa (coord.), Marcelo Landim e Paulo Mafalda:

Este projeto se propõe a estudar a circulação residual (gravitacional, topograficamente induzida e gerada pelo cisalhamento eólico) da BTS e investigar seus efeitos na dispersão do plâncton e material particulado em suspensão (inorgânico e frações orgânicas).

– AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO – BA

Núcleo central: Fabio Santos de Oliveira (coord.), Marcilio Delan Baliza Fernandes e Adriana Maria de Aguiar Accioly

Nesta pesquisa são realizados estudos buscando estimar risco à saúde humana decorrente do consumo de alimentos potencialmente contaminados por chumbo e cádmio no entorno de Santo Amaro.

– JOÃO UBALDO RIBEIRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DE TODOS OS LUGARES

Núcleo central: Maria da Conceição Pinheiro Araujo (coord.), Edite Luzia de Almeida Vasconcelos e Lysie dos Reis Oliveira

Este projeto propõe a criação e estruturação de um centro de pesquisas sobre a obra do escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, sem desconsiderar a possibilidade de ampliar para outros autores locais como, por exemplo, Xavier Marques, pois se acredita que o centro fomentará, de forma intensa e sistemática, o resgate de autores da região sem projeção local e nacional e ausentes nas histórias da literatura.

– MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO DA BAÍA DE CAMAMU

Núcleo central: Simone Moraes (coord.), Rosiléia Almeida e Caio Gromboni

O projeto visa realizar um monitoramento ambiental integrado da Baía de Camamu, realizando o levantamento de informações quali-quantitativas acerca dos organismos que compõem seus distintos habitats, dados culturais e do uso e ocupação da terra e, a partir disto, desenvolver, executar e avaliar a efetividade de ações educativas participativas destinadas à comunidade local.

– PERFIL ETNOFARMACOLÓGICO DE ESPÉCIES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E INVESTIGAÇÃO QUANTO AO SEU POTENCIAL FARMACOLÓGICO: UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR

Núcleo central: Camila Figueiredo (coord.), Adilva Souza e Neusa Alcantara-Neves

O objetivo do presente projeto é realizar um inquérito etnofarmacológico com comunidades da região da Baía de Todos os Santos tendo em vista não apenas a identificação de espécies úteis para o tratamento de doenças de importância para a saúde pública, mas também catalogar o uso de tais produtos na tentativa de registrar conhecimentos particulares desta região que poderão ser passados para as próximas gerações.

– LAZER, FESTIVIDADES E PATRIMÔNIO CULTURAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Núcleo central: Fátima Tavares (coord.), Xavier Vatin e Milena Pondé

Considerando que o patrimônio cultural de uma sociedade é caracterizado por todas as diferentes formas de expressão cultural produzidas e articuladas como parte integrante da experiência e elaborações de suas comunidades locais, a presente proposta objetiva promover a identificação, registro e mapeamento dos espaços e atividades de lazer e das manifestações culturais e artísticas da BTS, dando especial atenção para a realização de eventos coletivos como festas e rituais tradicionais. Nesse sentido, o projeto visa compreender as formas de sociabilidade (em sua dimensão lúdica e de construção de vínculos), através da identificação e espacialização das atividades de lazer e dos bens culturais dos diversos municípios que compõem o espaço físico da BTS.

– ISÓTOPOS ESTÁVEIS COMO UMA FERRAMENTA PARA ANÁLISE DA CONECTIVIDADE E CONSERVAÇÃO DE AMBIENTES COSTEIROS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Núcleo central: Alexandre Clistenes (coord.), Alexandre Oliveira e Soraia Fonteles

Este projeto de pesquisa busca testar a hipótese de que habitats costeiros da BTS estão conectados, via fluxo de energia e matéria, e avaliar a importância de materiais alóctones oriundos de habitats do entorno para as praias arenosas. Para tanto, o presente estudo pretende replicar em praias da Ilha de Itaparica um protocolo de estudos em ecologia trófica que vem sendo desenvolvido em outras regiões da costa brasileira (RS, RJ e PB), no âmbito do projeto “Rede Peixes Zonas Costeiras: Avaliação dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e ecologia trófica de peixes de zonas rasas costeiras do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil” (SISBIOTA/CNPq; FURG/UFRRJ/UEPB).

– JUVENTUDES E SUSTENTABILIDADE NA RESERVA EXTRATIVISTA DO IGUAPE

Núcleo central: Adriana Miranda (coord.), Silvio Benevides e Mauro Ramalho

Este projeto de caráter interdisciplinar busca analisar a Reserva Extrativista do Iguape na perspectiva dos jovens locais, visando compreender quem são estes sujeitos, quais os seus projetos de vida, como atuam e percebem a realidade local; busca também desenvolver, em parceria com estes atores, propostas de ação que possam contribuir com o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e a melhoria de sua qualidade de vida.

– ESTRUTURA DA MACROFAUNA BENTÔNICA E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DOS SEDIMENTOS NOS PRINCIPAIS SISTEMAS ESTUARINOS DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS E BAÍA DO PONTAL: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO GERAL

Núcleo central: Francisco C. R. de Barros Jr (coord.), Gisele Olímpio da Rocha e Guisla Boehs

Resultados recentes de estudos realizados em três estuários tropicais na Bahia motivaram a formulação de um modelo teórico de substituição de espécies de invertebrados bentônicos ao longo de diferentes estuários. Segundo esse modelo, alguns invertebrados são mais abundantes em áreas com menores salinidades, outros grupos em locais com valores de salinidade intermediários e algumas espécies mais abundantes em regiões com condições marinhas. Obviamente, para que seja possível estabelecer um modelo empírico abrangente, uma maior quantidade de estuários tropicais e com diferentes características deve ser investigada. O presente projeto tem como foco a linha temática recursos naturais, e irá gerar informações importantes para o uso sustentável dos sistemas estuarinos, além de informações para futuros projetos de recuperação de áreas impactadas.

– AMBIENTE, ECONOMIA E TECNOLOGIAS DE PESCA: SABERES TRADICIONAIS E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Núcleo central: Carlos Caroso (coord.), José M. L. Dominguez e Washington Franca-Rocha

O projeto comporta tanto os aspectos da investigação como da experimentação, inserindo-se e ampliando a rede de pesquisa denominada OBSERVABAÍA. Neste projeto, busca-se transgredir os limites disciplinares para construir uma visão transdisciplinar de compreensão e explicação em torno de quatro eixos de estudo e atuação, em que vários campos de conhecimento se colocam em diálogo para buscar compreender os fenômenos em suas múltiplas dimensões e extensão. A presente proposta focaliza as percepções e condições de acesso ao território; direitos e políticas públicas governamentais e não governamentais; saberes tradicionais, riscos e vulnerabilidade socioambientais, tomando o conceito teórico de vulnerabilidade como um dos principais instrumentos analíticos.

– AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS COMO USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS VEGETAIS NA BAÍA DO IGUAPE

Núcleo central: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho (coord.), Lidyanne Yuriko Saleme Aona e Rogério Marcos de Oliveira Alves

Neste projeto, pretende-se avaliar o potencial de produção de própolis na Baía do Iguape, assim como a caracterização das colônias de abelhas com esta finalidade e a qualidade da própolis produzida, inclusive seu uso no controle de doenças de animais. Pretende-se envolver a comunidade local, de forma que esta atividade possa se consolidar na região. As informações geradas com o desenvolvimento dessa pesquisa contribuirão para verificar o potencial da Baía do Iguape como produtora de própolis e, consequentemente, o fortalecimento de práticas sustentáveis da agricultura familiar na região da Baía de Todos os Santos.

– COMUNIDADES PESQUEIRAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: CONTAMINAÇÃO E PRÁTICAS TERAPÊUTICAS

Núcleo central: Paulo César Alves (coord.), Maria das Graças Meirelles e Joseína Moutinho Tavares

O objetivo principal da presente pesquisa é identificar e caracterizar experiências de doença de indivíduos envolvidos no sistema pesqueiro artesanal na Baía de Todos os Santos em áreas contaminados por componentes químicos com potencial impacto para a população. Pretende-se analisar concepções e práticas de doenças crônicas não transmissíveis através de itinerários terapêuticos, processos pelos quais os indivíduos elaboram e implementam trajetórias de tratamento para as próprias experiências de saúde. Além destes resultados, o projeto prevê ações informativas e educativas como devolutiva da pesquisa para as comunidades estudadas.

– AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO PARA REGIÕES DE MANGUEZAIS SOB INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Núcleo central: Sérgio Luis Costa Ferreira (coord.), Marlene Campos Peso de Aguiar e Valfredo Azevedo Lemos

O Projeto visa pesquisar a poluição química da Baía de Todos os Santos, através de uma rede de pesquisa interdisciplinar voltada para a recuperação de manguezais sob a influência de atividades industriais.

– REDE BAIANA MULTIDISCIPLINAR PARA AVALIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: REPRODUÇÃO, ECOLOGIA E BIOPROSPECÇÃO DE ESPONJAS

Núcleo central: Jorge Mauricio David (coord.), Carla Maria Menegola da Silva e Renato Fontana

O presente projeto tem como objetivo principal a criação de um grupo de estudos químicos, ecológicos e de prospecção de atividades biológicas de esponjas que medram na Baía de Todos os Santos. Assim, pretende-se elucidar aspectos reprodutivos e ecológicos de espécies com potencial farmacológico ocorrendo na BTS, visando uma maior compreensão do papel ecológico desempenhado por estes animais e a estimativa de recursos naturais disponíveis para estudos de bioprospecção.

Apresentação / Gestão da rede / Projetos associados / Mapa da rede

Notícias

  • Abertas as inscrições para o III Seminário Internacional sobre Antropologia e História da Indústria Baleeira das Costas Sul Americanas – Confira a programação no site do evento
  • Confira a programação detalhada do Seminário Estudantil de Pesquisa da Semana Kirimurê 2020 e faça sua inscrição como ouvinte
  • Encaminhados os resultados dos trabalhos submetidos à Semana Kirimurê 2020
Marcas dos apoiadores
2022 Instituto Kirimurê.3.0 Portal de desenvolvimento científico da Baía de Todos os Santos - Bahia - Brasil.